Capaz de promover tratamento de rugas e efeito tightening, o “peeling de fenol” como é conhecido, na verdade é um combinado de compostos que é utilizado para um processo de peeling profundo. Ele age até a camada reticular média da pele, promovendo importante formação de colágeno e organização das fibras elásticas, com efeitos que podem persistir por décadas.
Suas principais indicações são: rejuvenescimento em peles que apresentam envelhecimento moderado a severo, tratamento de cicatrizes de acne, aumento e reversão dos lábios. Ele pode ser realizado de forma global – todo o rosto e também na parte anterior do pescoço – ou localizada, por exemplo apenas em torno dos olhos ou da boca. Também pode ser associado a outros peelings (um peeling de fenol localizado com um peeling médio no restante da face, por exemplo).
Quando é realizado em áreas maiores, como o rosto todo, é feito em ambiente hospitalar, sob sedação e quando em pequenas áreas, por exemplo, apenas em torno dos olhos, pode ser realizado em regime ambulatorial (em consultório médico).
Após o procedimento, se seguem dois períodos de recuperação. O primeiro, mais rápido, acontece nos 10 primeiros dias em que a pele passará por um processo de troca completa e apresenta inchaço, vermelhidão e crostas. Em seguida, a pele nova já surge, mas fica mais avermelhada e com um inchaço difuso mais leve.
O processo de retorno ao normal vai acontecendo gradativamente e a melhora aumenta por meses seguidos. Nesse segundo momento as atividades do dia-a-dia podem ser reiniciadas, com atenção especial para proteção solar.
É um processo que exige preparo da pele antes e muita informação, para ser seguido corretamente, mas com resultados encantadores.